Entrevista com:Evelyn Araujo estudante de Arquitetura e Design de Interiores

12:30

 Boa Tarde Luxuosas,
Hoje começa um novo quadro no blog. Do qual semanalmente postarei algo relacionado a profissões, vestibulares, preparações estudos e entrevistas. E para estrelar o quadro ninguém melhor do que a minha amiga encantadora A Evelyn Araujo que gentilmente me concebeu o privilégio de uma entrevista. A Evelyn é estudante de Arquitetura e Design de Interiores na faculdade de Salv Unifacs. Isto mesmo além de salvar  a fan page dos mosquitos já que não sou uma criadora de conteúdo frequente ela salva vocês do tédio postando coisas maravilhosas e super estilosa, e tudo isso acompanhado de   duas faculdades, e para saber como ela se decidiu para sua carreira e como se preparou para os tão temidos vestibulares, acompanhem a entrevista e caso surja alguma dúvida, podem deixar nos comentários que logo estarei esclarecendo ( com a ajuda dela né? rs').



Como você decidiu qual faculdade fazer? Qual a dica que você dá para quem está em dúvida de qual profissão escolher para ingressar no mercado de trabalho?
Evelyn:A minha decisão inicial foi a de cursar Arquitetura, sempre foi uma área que eu gosto muito e me interessava. Desde pequena sempre fui de querer consertar tudo que quebrava e dar opinião na organização da casa. Também sempre gostei muito de cores e tudo que fosse relacionado á decoração. Optei por fazer Design de Interiores além de Arquitetura porque além da parte da construção e da ideia dos ambientes que existe em Arquitetura, eu sempre gostei muito da parte de decorar e o Design de Interiores me proporciona mais isso. Com os dois cursos, eu consigo fazer tudo que gosto, sem ter que abrir mão de nenhum dos dois. Para quem está em dúvida de qual carreira seguir, é muito importante que a pessoa não se decida precipitadamente e nem faça algo só por vontade dos pais, que muitas vezes acontece. Ninguém é feliz trabalhando com aquilo que não gosta, ninguém se realiza trabalhando só por dinheiro, então, eu aconselho as pessoas que estão nesse conflito pessoal que pensem bastante e não comecem uma faculdade só por pressão de alguém e nem por pressa mesmo, com o passar do tempo você vai perceber que ter pressa para entrar na faculdade é a maior burrada.


Por que você decidiu fazer duas faculdades e ao mesmo tempo? Como administra seus estudos, vida pessoal e ainda arranja tempo para postar na fan page do ‘The Luxury’ ?
Evelyn:Eu resolvi fazer as duas por loucura mesmo (rsrsrs). Cursar duas faculdades ao mesmo tempo não é fácil, é muito puxado. Porém, não é impossível. Eu optei por isso porque são áreas que eu tenho certeza de que eu adoro e tenho muita vontade atuar bastante nessa área, então, resolvi investi nos estudos e estou cursando as duas. Outro detalhe, é que a graduação em Design de Interiores é um curso superior tecnológico, ou seja, ele é reduzido e tem duração de 2 anos. Ao contrário de Arquitetura que dura 5 anos, o curso de Design é voltado para uma visão mais centrada da profissão de designer de ambientes (como é conhecida) e foca na prática, na composição dos ambientes, da iluminação, dos mínimos detalhes que as pessoas nem imaginam. Como esse é um curso mais rápido, eu já poderei exercer a profissão e continuar cursando Arquitetura, que vai me dar um suporte enorme na profissão de Designer. Arranjar tempo para estudar, descansar, namorar, postar na página e curtir um pouquinho não é fácil, mas com um pouco de sacrifício e paciências das outras pessoas eu vou conseguindo equilibrar as coisas. O importante é lembrar que todo esse sacrifício vai valer a pena.


Fale um pouco sobre a faculdade de Arquitetura e sobre o mercado de trabalho do qual você pretende atuar:
Evelyn:A faculdade de Arquitetura é perfeita pra mim, muitos devem achar que é loucura porque tem muito cálculo, proporção, os programas de AutoCAD e projeção que são bem específicos também, mas eu adoro isso tudo. Ao contrário de Design de Interiores, em Arquitetura é tudo mais técnico, tem todo aquele processo de você pensar no desenho, na projeção, de você imaginar algo e passar para o papel ou para o programa. O mercado de Arquitetura está em grande expansão nesse momento no Brasil e acredito que daqui pra frente ele só avance, então acredita que seja uma área promissora para quem tem vocação e vontade.


 ♦ Sobre a faculdade de Arquitetura, diga quais são as coisas que você mais gosta e algo que não seja muito legal para você:
Evelyn:Na faculdade de Arquitetura o que eu mais gosto é de fazer as maquetes e os mini-projetos, gosto muito da parte prática da coisa. O que não é muito legal pra mim são as matérias que são basicamente só teoria, não gosto muito de matérias ‘lentas’, prefiro os cálculos, as projeções e os trabalhos intermináveis (rsrs).


Fale um pouco sobre a faculdade de Design de Interiores. Qual o perfil que é preciso para ingressar no mercado e se identificar com ele?
Evelyn:Já a faculdade de Design de Interiores é bem mais tranquila, é gostosa de cursar. Muitas pessoas fazem esse curso porque gostam muito de decorar a sua própria casa e acabam amando mais ainda a graduação. Eu adoro porque é onde eu posso pegar várias tendências, aprender técnicas de decorar um ambiente com poucos recursos ou reutilizando o que já existe e também para ter noções de ergonomia, de espaço e de como trazer conforto e bem estar para as pessoas em suas casas. Acredito que não existe um perfil específico para que uma pessoa siga a profissão de Designer de Interiores, basta que ela saiba não influenciar seus clientes com o seu gosto pessoal, por exemplo, eu gosto muito de decoração p&b (preto e branco) com detalhes e símbolos chineses, gosto de lustres clássicos, vidros e espelhos, porém, eu não posso fazer com que o meu cliente decore a casa dele de acordo com aquilo que eu gosto, eu como profissional tenho que auxiliar a ideia que a pessoa tem para a decoração da sua casa e assim, eu faço com que tudo fique harmonizado e bonito, da melhor forma possível.

-
O que a faculdade mudou em você?
Evelyn:Desde que comecei a(s) faculdade(s), eu percebi que me tornei uma pessoal mais responsável forçadamente, já que eu tenho que ter compromisso com meus objetivos e preciso fazer tudo nos meus prazos. Também percebi que meu vocabulário cresceu muito, quanto mais você
estuda, mais palavras você aprende e seu cérebro fica mais ativo. Eu nunca gostei de monotonia, nunca gostei de ficar sem estudar, então mesmo nessa correria toda, eu adoro estudar muito e sinto que está sendo muito positivo pra mim.

-
Qual a importância da faculdade na vida de um jovem?
Evelyn:A faculdade para um jovem é uma decisão muito importante. Uma graduação já é um grande passo para uma vida profissional bem sucedida, porém, não é só porque uma pessoa tem uma graduação que ela vai se estagnar. Acho que o grande diferencial de profissionais de sucesso hoje é não parar nunca, é sempre procurar se atualizar, fazer cursos, aprender um idioma, o que seja, acho muito importante a evolução constante do ser humano. Então, é isso que eu digo pra vocês de coração, nunca se acomodem, corram atrás da estabilidade e do sonho de vocês.


Qual o aprendizado que você conseguiu com a graduação que para você é essencial?
Evelyn:O maior aprendizado que estou tendo é o da busca incansável dos objetivos e da felicidade. Como já falei antes, fazer uma graduação forçada não vai dar em nada e graças á Deus eu sempre consegui fazer tudo que tive vontade e tenho total apoio nessas minhas escolhas, então, eu tô aprendendo muito a ser otimista e acreditar nos meus sonhos.


Qual dica você dá para os que estão se preparando para o vestibular e o Enem?
Evelyn:A dica principal é: leiam. Ler é fundamental para tudo. No Enem principalmente, quando você tem uma boa leitura, você tem informações, você tem uma escrita boa e você já tem pelo menos 50% de chance de se dar bem. Outra dica é, se você não é muito bom em determinada matéria, pelo menos estude muito para as outras e garanta bom rendimento nelas, mas não esqueçam de pedir ajuda a alguém pra te ajudar com a sua dificuldade. E a última dica é: relaxem na semana da prova, não adianta você se matar de estudar faltando 1 semana para a prova, porque o que você não aprendeu durante o ano inteiro, você não vai aprender em dias.


Deixe alguma frase que você leve como fonte de motivação para jamais desistir:
Evelyn:Uma frase que eu sempre levo comigo e lembro sempre que bate aqueles momentos de cansaço ou desânimo é essa: ‘ Nenhuma cruz é tão pesada que não se possa carregar, se Deus te deu, você é capaz.’
A frase por si só já explica tudo. As dificuldades existem, mas nada é impossível, corram atrás, não deixem as oportunidades escaparem!!
Sucesso á todos nós!

Ainda tem alguma duvida sobre a faculdade?Deixe aqui sua pergunta e logo responderemos. Quer saber mais sobre outra profissão deixe o nome aqui. Beijos.


você pode gostar também

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook